27/01/23

Ribeiro, Jorge - José Cayolla: Um aristocrata do Teatro - Porto, Campo das Letras/FITEI, 2008. De 22x21,5 cm.; com 127-VII págs. Profusamente ilustrado com dezenas de fotografias a negro e a cores.
Cartonado € 25,00

Possui dedicatória de Jorge Ribeiro, assinada e datada.

«QUEM FOI JOSÉ CAYOLLA?
Que lhe ficamos a dever?, nós, esta Sociedade de novo afunilada na Cultura e nessa coisa assustadora que é o teatro independente e interventor?
A dimensão de José Cayolla tem-se relevado com o passar do tempo depois da sua morte, valoriza-se sempre que reflectimos sobre a sua acção, a sua personalidade, o que fez e - forçosamente - o que o impediram de fazer.
José Cayolla não foi o único na luta por uma visão outra das coisas, combatendo o sistema da mediocridade e os seus arautos. Mas a missão que ele escolheu torna irrecusável o exemplo de um percurso, de uma vida dedicada ao Teatro.
Nesse sentido, aqueles com quem trabalhou, com quem privou e discutiu a Arte Cénica dentro desse oásis para onde ele mais transportou o seu saber que é o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, entenderam necessária uma homenagem dez anos após a sua saída de Cena.
Este livro é uma contribuição justa para o entendimento de uma figura importante do nosso Teatro. No seu tempo, ontem, e no nosso, hoje.» (p. 29)

Sem comentários:

Enviar um comentário