13/01/23

19 de Janeiro, 5.ª feira, pelas 19h30 - No Grémio Literário
Conferência
O Mundo Perdido de Luís Augusto Rebello da Silva (1822-1871)

Professor Doutor Manuel Curado

No âmbito da celebração do bicentenário do nascimento de Luís Augusto Rebello da Silva (1822-1871), escritor, jornalista, professor e político, um dos fundadores do Grémio Literário,
realiza-se, por iniciativa dos Consócios Comandante Carlos Henrique Rebello da Silva e Dr. Luís Augusto Rebelo da Silva, respectivamente bisneto e trineto do homenageado, uma conferência intitulada “O Mundo Perdido de Luís Augusto Rebello da Silva (1822-1871)”, sendo orador o Prof. Doutor Manuel Curado.

O conferencista é Professor de Filosofia na Universidade do Minho, nomeadamente nas áreas de Filosofia Antiga e Filosofia em Portugal, e obteve vários outros títulos, nomeadamente o de Auditor de Defesa Nacional (Ministério da Defesa, Lisboa) e Curso de Alta Direcção para a Administração Pública (INA/Universidade do Minho). É doutor sobresaliente cum laude pela Universidade de Salamanca, tendo obtido anteriormente o grau de mestre em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa. Proferiu mais de 300 conferências em muitos países, de Moscovo, Rússia (MGLU e MGIMO), até Brasília, Brasil (UnB), e foi Professor Erasmus em Pádua, Itália, sendo autor de diversos livros.

A comunicação reflecte sobre o mundo que foi fixado nas narrativas do escritor, nomeadamente nos romances históricos e nos contos. Procuram-se sinais de uma forma de viver que, tendo sido levada pelo tempo, continua a ser estranhamente inspiradora. Em complemento, nas entrelinhas do catálogo de virtudes cívicas que transparece das páginas de Rebello da Silva, procurar-se-ão os indícios de problemas mais subtis que inquietavam o escritor de vida breve, nomeadamente a representação da vida mental e do destino da alma.

Em apontamento rápido, equacionam-se os problemas sempre ingratos do olvido da obra de um escritor e da inclusão nos cânones literários e educacionais. Em conclusão, propõe-se um encontro gentil com um legado literário que, pelas razões que se apresentam, vale a pena
redescobrir.

A sessão será seguida de jantar.

Sem comentários:

Enviar um comentário