19/01/23

Violetas para Eugénio de Andrade

No dia em que se celebra o centenário do seu nascimento (1923-2005)





10 comentários:

  1. Belíssima montra!
    Não tenho todos esses livros, mas tenho três ou quatro que não estão aí.
    Adoro a fotobiografia 'O amigo mais íntimo do sol'.
    De Castelo Branco envio umas frésias.
    🤗

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Alentejo" e "Os Afluentes do Silêncio" (1.ª e 3.ª edições) também lá estavam, mas foram logo vendidos antes de ter oportunidade de tirar as fotografias.
      Obrigada pelas frésias. 😊

      Eliminar
    2. Estava a pensar na caixa Sete Livros, Sete Retratos, da Asa; Poesia, Terra de Minha Mãe, do Dario Gonçalves; A Materna Casa da Poesia de Fernando Pauloro Neves; na revista Textos e Pretextos ou nos Cadernos de Serrúbia.
      Ia sempre ao Fundão quando havia alguma actividade relativa ao Eugénio, e havia sempre muitas...
      Bom final de dia! 🌄

      Eliminar
    3. Talvez tenha cá quase todas essas publicações, com excepção da caixa Sete Livros, Retratos e A Materna Casa da Poesia. Mas teria de os procurar, o que nem sempre é fácil. Aliás, tenho de certeza, diversos jornais e revistas e até recortes... haja tempo!

      Eliminar
  2. Valerá a pena percorrer as páginas admiráveis de um livro referido, "A Materna Casa da Poesia: Sobre Eugénio de Andrade" (2016), de Fernando PAULOURO, volume no qual o respeitado ex-Director do "Jornal do Fundão" demonstra que, na verdade, "em toda a obra" do celebrado Poeta "encontramos sempre um canto em louvor da dignidade humana"... Parabéns à Livraria Lumière pela excelente iniciativa cultural! [Fernando FIRMINO (Setúbal)]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezado Fernando Firmino,
      Vou procurar a obra em questão, que me parece de relevo e escrita com grade conhecimento, sobre o magnífico poeta Eugénio de Andrade. Não tenho ideia de já me ter cruzado com a mesma.
      Agradeço as palavras simpáticas!

      Eliminar
  3. Bela montra!
    Bom dia! Bom fim de semana!

    ResponderEliminar