23/01/23

                                                      Jardim de São Lázaro (Porto)

O Porto

O Porto é só uma certa maneira de me refugiar na tarde, forrar-me de silêncio e procurar trazer à tona algumas palavras, sem outro fito que não seja o de opor ao corpo espesso destes muros a insurreição do olhar.

O Porto é só esta atenção empenhada em escutar os passos dos velhos, que a certas horas atravessam a rua para passarem os dias no café em frente, os olhos vazios, as lágrimas todas das crianças de S. Vítor correndo nos sulcos da sua melancolia.

O Porto é só a pequena praça onde há tantos anos aprendo metodicamente a ser árvore, aproximando-me assim cada vez mais da restolhada matinal dos pardais, esses velhacos que, por muito que se afastem, regressam sempre à minha mão.

Desentendido da cidade, olho na palma da mão os resíduos da juventude, e dessa paixão sem regra deixarei que uma pétala poise aqui, por ser de cal.

1979

in Eugénio de Andrade, O amigo mais íntimo do sol, 1998, p. 95.

6 comentários:

  1. É uma bela fotobiografia, com uma das minhas fotografias preferidas na capa.
    Dia feliz, Cláudia!
    🌞

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente! É uma bonita e boa fotobiografia. Com muita informação e fotografias.
      Agradeço e retribuo os votos de um dia feliz! 🌹

      Eliminar
  2. Tenho de ler este texto do E. de A. O Jardim de São Lázaro é muito meu conhecido.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este jardim, localiza-se muito perto da rua e casa onde morou Eugénio de Andrade. É muito bonito, com magnólias magníficas e está sempre muito bem cuidado!
      Bom dia, MR!

      Eliminar
  3. Infelizmente nunca me passou pelo olhar.
    Não está disponível na Lumière. Cláudia ?
    Beijo amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está, sim senhor, João Menéres!
      Vou reservar-lhe um exemplar.
      Um beijinho e um bom dia!

      Eliminar