10/04/25

Fernando J. B. Martinho (1938-2025)


Professor, poeta, crítico literário e ensaísta, licenciado em Filologia Germânica, doutorado em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Fernando J.B. Martinho foi professor do Departamento de Literaturas Românicas desta mesma Faculdade e leitor de Português nas Universidades de Bristol (Inglaterra) e da Califórnia, em Santa Bárbara (EUA). (daqui)

Especialista na literatura portuguesa dos séculos XIX e XX e um estudioso da obra de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Jorge de Sena. (daqui)

Faleceu dia 8, em Lisboa, aos 87 anos.

3 comentários:

  1. O recém-falecido e muito ilustre docente, poeta e ensaísta Fernando J. B. Martinho era, desde há muitos anos, um dos meus Autores de consulta obrigatória!

    A este respeito, não se pode esquecer o seu admirável estudo, intitulado "Pessoa e a Moderna Poesia Portuguesa: Do 'Orpheu' a 1960" (vol. 82 da memorável Col. Biblioteca Breve, do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, cuja 1.ª ed. data de 1983).

    O que, pessoalmente, julgo importante sublinhar é a incansável dedicação que o distinto membro da Associação Internacional dos Críticos Literários imprimia às complexas questões relacionadas com os poetas "presencistas", num inconfundível capítulo (pp. 49/73), do referido ensaio, que se (re)lê, hoje, com o mesmo interesse de sempre.

    Ainda a propósito de certas figuras, mais ou menos marcantes, da nossa Literatura, não resisto a uma telegráfica e (sobretudo) sentida evocação do respeitado escritor Açoriano J. DIAS DE MELO, cujo nome me ocorreu por causa (imediata) do Centenário do seu nascimento (Ilha do Pico, 8.4.1925).

    Ao olhar, mesmo de relance, a biobibliografia do Autor "baleeiro", sinto a necessidade de apreciar, numa próxima oportunidade, "O Ciclo da Baleia" (1.ª ed. Imprensa Nacional, 2004); um simbólico volume que lamento ignorar e que, neste contexto insular, poderá, de algum modo, facilitar a própria compreensão da conhecida temática do "Mau Tempo no Canal", de V. NEMÉSIO!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezado Fernando Firmino,
      Apesar da vasta obra publicada, apenas li alguns ensaios de Fernando B. Martinho e é sem dúvida um dos autores a ter em conta quando se estudam alguns nomes da nossa literatura, como Fernando Pessoa ou Mário de Sá-Carneiro.
      Em relação a José Dias de Melo (1925-2008), é bom saber que o seu centenário não ficou esquecido e que a sua obra foi lembrada. Também desconheço o trabalho que refere, mas acredito que seja um estudo bastante completo e profundo sobre a Baleia.
      Bem haja.

      Eliminar
  2. Impõe-se aqui uma rectificação! De facto, onde se lê uma brevíssima referência a "2004", suposto ano da 1.ª edição do volume "O Ciclo da Baleia" [de José DIAS DE MELO], deve ler-se "2024", verdadeira data da edição... Pelo lapso, as minhas elementares desculpas!

    ResponderEliminar