21/04/23

No Porto e a não perder... (e em Lisboa!)

No âmbito das comemorações do 80.º aniversário da Insurreição do Gueto de Varsóvia a Embaixada da República da Polónia em Lisboa e a Torre dos Clérigos, têm o prazer de convidar V. Exa. para a inauguração da exposição fotográfica “Cidade dos Vivos / Cidade dos Mortos”, que terá lugar no dia 27 de abril, quinta-feira, às 18h00 no varandim da Torre dos Clérigos no Porto (R. de São Filipe de Nery).

Agradecemos a confirmação da presença até ao dia 26.04 para o endereço: embaixada.polonia@msz.gov.pl.

A iniciativa foi desenvolvida com o apoio do Colectivo Insurrectos e da Câmara Municipal do Porto.


"Cidade dos Vivos / Cidade dos Mortos"
é um projeto fotográfico de Robert Wilczyński. Ao combinar fotografias arquivais de pessoas e lugares do Gueto de Varsóvia (da coleção do Museu do Gueto de Varsóvia) com imagens atuais de Varsóvia – utilizando a técnica da dupla exposição – o artista evoca e torna visível um período dramático na história da cidade.

Face à aniquilação de quase toda a comunidade judaica de Varsóvia durante a Segunda Guerra Mundial e à destruição do seu património material e cultural, as imagens do gueto e das pessoas ali encarceradas aparecem nas fotografias como vestígios fugazes de presença. Permeiam o tecido urbano contemporâneo como memórias, ancoradas dentro de uma cidade que já não existe e que exigem ser recordadas pela sua história. Nos painéis, as fotografias são acompanhadas de textos originais selecionados – retirados de diários e memórias, que documentam a vida quotidiana, o sofrimento e a morte dos habitantes do gueto de Varsóvia entre 1940 e 1942.

Com um agradecimento a MR do Prosimetron.

(alterado a 22 do corrente, às 11h17)

Sem comentários:

Enviar um comentário