Dumont, René - Utopia ou Morte! - Lisboa, Livraria Sá da Costa, 1975. Tradução de Henrique de Barros. In-8.º; de XVIII-171-III págs.
Br. € 10,00
Colecção «Utopia».
"Nascido em 1904, René Dumont, engenheiro agrónomo francês, começa a sua carreira trabalhando na Indochina, onde conhece a opressão colonial. Em 1933 regressa à Europa. Torna-se então professor e percorre o Mundo na tentativa de lutar contra o subdesenvolvimento e a fome. Da África tropical à Índia e à China, procura os caminhos que libertem da fome e da ignorância, o que conduz ao estudo de modelos de desenvolvimento e de formas de transição para o socialismo. Em 1974 candidata-se à Presidência da República com o fim de mais facilmente alertar a opinião pública para o dramático problema ecológico que se põe às gerações actuais e para o criminoso esbanjamento de matérias-primas por parte dos países ricos.
A edição portuguesa deste notável livro que é Utopia ou Morte! inclui uma elucidativa nota do tradutor, Prof. Henrique de Barros e os textos da campanha eleitoral de René Dumont." (da contracapa)
Sem comentários:
Enviar um comentário