escrever Antero de Quental - 30 autores.
Lisboa, Edições Colibri, 2024. Coordenação literária de Ângelo Rodrigues. De 23x16 cm.; com 330-I págs.
Br. € 20,00
Novidade.
Eis Antero: guerreiro-humanista-da-paz-e-do-Bem, à sua maneira, defensor e cuidador da Alma do Mundo. Saibam bons leitores deste “texto”, de uma vez por todas, que o Belo, o Bem e a Justiça, são uma e a mesma coisa. Eis Antero: o “idealista combativo”, o ousado e corajoso impulsionador e mentor da “Questão Coimbrã” (…) berço e ponto de partida para a reflexão renovada, para a crítica construtiva, para o debate e para a síntese de grandes e necessárias questões (temas-problemas) que verdadeiramente interessam à humanidade, pois, o país como estava, não podia assim continuar. Que possamos nós seguir este exemplo e que grupos literários-artísticos, tertúlias e encontros regulares possam nascer e crescer também no nosso tempo a bem do desenvolvimento intelectual, a bem do desenvolvimento do “espírito crítico” e também como “quartel” que se quer bem equipado para o combate ao “Pensamento único”. Fica o desafio. Eis Antero: o idealista mais puro, mas também o homem de ação, o político culto (que rareava à época, tal como também nos dias de hoje), o “Antropólogo”, o “Sociólogo”, o “Teólogo”, o Filósofo, o também jornalista, divulgador e anunciador de grandes ideias e personalidades a conhecer, o exímio Poeta/Sonetista que engloba e sintetiza tudo o que antes se afirma.
[Ângelo Rodrigues, excerto de “Avulsas Impressões”]
Autores: Ana Maria Oliveira, Antónia Amaral, António Busca, António C. Guerreiro, António Mota, António Ramalho, Carlos Guerra Vicente, Carlota de Barros, Charles Holly Good, Constantino Morais, Galvão-Lucas, Graça Santos, Ivone de Queiroz, Joaquim Cândido de Gouvêa, Joaquim Coelho, José Aguiar Lança-Coelho, José Catalão, José Moreno, José Roberto de Sá, Manuela Vaz de Carvalho, Margarida Chagas Lopes, Margarida Santos, Maria de Fátima Rocheta Bastos, Maria Dulce Araújo (M.D.A.) & Ruth Collaço (R.C.),Palmira Clara, Patrócia, Sérgio Fonseca, SolLee e Von Trina.
Um grande escritor com um fim trágico. Há muitos anos estive lá, no local onde tudo aconteceu.
ResponderEliminarSábado feliz, Cláudia!🤗📚
Maria,
EliminarAntero de Quental é sem dúvida um grande escritor. Temos tantos escritores bons, que é revoltante não serem mais lindos, divulgados, reeditados... Podemos orgulhar-nos MUITO!
Um abraço! 🤗🍀📚