13/06/23

Fernando Pessoa (1888-1935) nasceu há 135 anos

Almada - Retrato de Fernando Pessoa, 1954.
Lisboa, Casa Fernando Pessoa

(...)

Não estou pensando em nada
E essa coisa central, que é coisa nenhuma,
É-me agradável como o ar da noite,
Fresco em contraste com o Verão quente do dia,

Não estou pensando em nada, e que bom!

Pensar em nada
É ter a alma própria e inteira.
Pensar em nada
É viver intimamente
O fluxo e o refluxo da vida...
Não estou pensando em nada.
É como se me tivesse encostado mal.
Uma dor nas costas, ou num lado das costas,

Há um amargo de boca na minha alma:
É que, no fim de contas,
Não estou pensando em nada,
Mas realmente em nada,
Em nada...

Álvaro de Campos. Poesias. Lisboa, Edições Ática, 1951, pp. 79-80.

7 comentários:

  1. Para mim, Pessoas está no topo da pirâmide literária.
    E digo Pessoas porque ele é (são) muitos 😉

    Agora que o Santo António já se acabou... preparemos os martelinhos para o seu São João.🎈
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tinha visto, já passou tanto tempo. Obrigada!
      Fui googlar e eles dizem que é uma árvore de grande porte, folha caduca e dá uns ouriços.
      Ainda fiquei mais baralhada 😉 penso que terei de esperar pelo Outono para ver se as folhas caem... e quando lá voltar irei investigar se tem ouriços.
      Um abraço grato🤗

      Eliminar
    2. Se pesquisar por Castanheiro da Índia e em "imagens", aparecem algumas muito parecidas com as fotografias que a Maria colocou, mas como sou leiga no assunto... 😉

      Eliminar
    3. Foi isso que eu fiz, e depois fui abrindo as fotos para ver as características das árvores retratadas.
      Eu conheço os castanheiros não ornamentais, especialmente quando têm os ouriços com as castanhas lá dentro 😉
      Quando for ao Banco, já vou investigar, foi lá que as fotografei.
      Dps darei notícias 🌳

      Eliminar