03/02/26


Tapada do Outeiro (1959-2004): Homenagem a uma Central - S/l, Edição do Gabinete de Comunicação da EDP, 2006. Coordenação e Concepção de Carlos Alves. In-oblongo, de 21x28,5 cm.; com 143-I págs. Profusamente ilustrado. Fotografias de Adelino Oliveira.
Enc. editorial em tela € 70,00


Tiragem de 500 exemplares.

Numa bolsa à parte, apresenta 18 fls. com a fotografia de 418 funcionários. O exemplar faz-se acompanhar também de um CD.
Tudo protegido num estojo editorial em tela.


"Localizada na margem direita do rio Douro, na vila de Medas, encontra-se a Central Termoelétrica da Tapada do Outeiro. Esta Central, projeto do arquiteto José Carlos Loureiro, queimava carvões da Bacia Carbonífera do Douro, nomeadamente antracites das Minas de São Pedro da Cova e do Pejão. Começa a ser construída em 1955, entrando em funcionamento em 1959. Na memória ainda viva nas populações está a imagem de um teleférico que fazia o transportes do carvão desde a duas explorações mineiras de carvão (São Pedro da Cova e Pejão) até à Central. Esta imagem resume-se a cestas carregadas de carvão que passavam bem alto, por cima de estradas e casas." (Daqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário