Hoeller (Stephan A.) - Jung e os Evangelhos Perdidos - Uma apreciação Junguiana sobre os Manuscritos do Mar Morto e a Biblioteca de Nag Hammadi. São Paulo, Editora Cultrix/Pensamento, 1998. Introdução de June Singer. Tradução de Jeanne Borger Duarte Rangel. De 21x14,1 cm.; com 247 págs.
Br. € 12,50
"Raramente um autor é capaz de combinar erudição em história, religião e psicologia com profundidade e percepção espiritual. Stephan A. Hoeller consegue isto admiravelmente.
Só depois do contato com as idéias gnósticas, na forma de sonhos e fantasias ou de imaginação ativa, é que Jung teve a inspiração de ir buscar no mito e na literatura ampliações da sua experiência.
Em Jung e os Evangelhos Perdidos, Hoeller demonstra que havia um tema comum de desenvolvimento dos essênios, na era pré-cristã, aos gnósticos, no segundo e terceiro séculos, incluindo o desenvolvimento do arquétipo divino feminino, estudado por Jung. O autor mostra também como a experiência se transforma em mito e o mito se volta para dentro como autoconhecimento psicológico, o verdadeiro significado da gnose." (Da contracapa)
Sem comentários:
Enviar um comentário