Alves, José António - Edmundo Curvelo: uma biografia intelectual - V. N. de Famalicão, Edições Húmus, 2023. De 23x16 cm.; com 444 págs.
Br. € 25,00
Novo.
Este livro apresenta, pela primeira vez na historiografia sobre a filosofia em Portugal na primeira metade do século XX, uma interpretação inovadora e completamente original sobre a filosofia de Edmundo Curvelo, mostrando e exemplificando, numa perspetiva biográfica e intelectual brilhante, as suas amplas conexões quer no contexto português quer, mais geralmente, no contexto europeu e ocidental da época. (Henrique Jales Ribeiro).
Edmundo Curvelo (1913-1954) é uma personalidade intelectual singular com um projeto científico ambicioso que pretendia construir a fórmula lógico-matemática da vida mental. Antecipava, assim, ainda antes das décadas do cognitivismo e da Inteligência Artificial, os modelos computacionais da mente. Este facto é surpreendente e digno de nota, tanto mais que a Lógica não era uma disciplina especialmente amada, em Portugal, nas Faculdades de Letras daquele tempo. A ideia de logificação da mente é a chave hermenêutica da obra de Curvelo, projetando-a além-fronteiras. Esta obra é, na expressão, uma obra do pensamento português, mas, nos assuntos tratados e nos argumentos desenvolvidos, é, mais que tudo, uma obra do pensamento ocidental.
Este livro propõe a primeira biografia intelectual do filósofo português. Estamos perante um pensador multifacetado que se notabilizou como professor, no Liceu e na Faculdade de Letras de Lisboa, como psicotécnico, no Instituto de Orientação Profissional, como articulista, publicando em alguns dos principais periódicos da época, e como tradutor. Além disso, fruto destas atividades, expressou ideias didático-pedagógicas, sociais, sobre orientação profissional e contributos bem-humorados de divulgação científica que muito importa conhecer para o entendimento mais amplo e profundo do seu pensamento. (Editor)