30/05/23

Morreu o livreiro José Pinho (1953-2023)

José Pinho, o homem que reinventou a livraria de fundos contra o império das novidades. Livreiro e editor, fundador da livraria Ler Devagar, combativo presidente da Rede de Livrarias Independentes nos anos difíceis da pandemia, responsável dos festivais Folio e Latitudes, em Óbidos, e Lisboa 5L, na capital, morreu hoje, aos 69 anos. (Ler mais)

José Duarte de Almeida Pinho nasceu em 1953 numa aldeia do concelho de São Pedro do Sul, no distrito de Viseu, e formou-se em Línguas e Literaturas Modernas, tendo começado por trabalhar em publicidade.

Entre 1989 e 1995, foi editor da revista literária de análise e crítica social Devagar.

Entre os projetos em que se destacou pela sua visão e audácia, conta-se também a reabilitação da histórica livraria Ferin, na Rua Nova do Almada, em Lisboa, em 2017.
Fundada em 1840, a Ferin atravessava graves problemas financeiros, o que não dissuadiu José Pinho de agarrar na livraria e a renovar, potencializando aquilo em que se destacava das outras: a estética, o mobiliário, a história e uma oferta de livros raros.

(...)

No começo deste mês, foi agraciado com a medalha de mérito cultural pela Câmara Municipal de Lisboa, por ser considerado “uma personalidade ímpar da cidade".

Uma semana depois, recebeu, pelas mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o grau de comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, destinado "a distinguir o mérito literário, científico e artístico". (daqui)

3 comentários:

  1. Uma grande livraria e um grande projeto, a Ler Devagar. E muito animada. Frequentei-a muito quando começou na Rua de S. Boaventura.

    ResponderEliminar
  2. Vou, de vez em quando, à Ferin. A Ler Devagar em Alcântara não me fica acessível. É raro lá ir.
    Espero é que continuem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MR,
      Por incrível que pareça, nunca estive em nenhuma das duas! Nunca calhou. A ver se colmato esta falha da próxima vez que vá a Lisboa.
      José Pinho era um livreiro muito dinâmico. Sim, esperemos que as diversas livrarias não encerrem!

      Eliminar