Mário Soares nasceu há 100 anos (1924-2017)
Figura maior da democracia portuguesa, Mário Soares nasceu em Lisboa, a 7 de dezembro de 1924. Foi preso 12 vezes pela ditadura, esteve exilado e regressou a Portugal depois do 25 de abril. Trouxe-o o "Comboio da Liberdade" e foi por ela que lutou nos 92 anos de vida.
O histórico socialista foi primeiro-ministro e Presidente da República.
Assumiu desde cedo um intenso combate político contra a ditadura. Ainda na universidade, aderiu ao Movimento de Unidade Nacional Anti-Fascista (MUNAF), em 1943, e ao Partido Comunista Português (PCP), em 1944. Foi membro da Comissão Central do Movimento de Unidade Democrática (MUD), tendo sido um dos fundadores do MUD Juvenil.
Foi autor e subscritor de importantes documentos de contestação ao Estado Novo. Como representante da Resistência Republicana, foi membro do Directório Democrato-Social, dirigido por republicanos como António Sérgio, Jaime Cortesão e Mário de Azevedo Gomes. Participou ativamente nas candidaturas dos generais Norton de Matos e Humberto Delgado à Presidência da República, momentos que abalaram o regime.
Precisávamos de ter tido mais Mários Soares, mas só tivemos um...
ResponderEliminarBom sábado, Cláudia!🤗🎄
É verdade, Maria!
EliminarÉ preciso muita coragem e determinação para nunca vergar...
Um excelente fim-de-semana! 🍀📚🌷🌼
Precisávamos nós e a Europa de tipos como ele que pudessem dar a volta a este mundo perigoso.
ResponderEliminarPortugal amordaçado é um livro imprescindível para se conhecer o que foi a Ditadura. Hoje, muita gente, que não sabe nada de História, está a caminhar alegremente para o precipício.
Bom fim de semana!
MR,
EliminarE, nós vamos todos por arrasto!
Da maneira como as coisas estão, não sei se viria a tempo...
Bom fim-de-semana!