05/07/23

Agostinho Fernandes: Um Industrial inovador, um Coleccionador de Arte, um homem de Cultura - Lisboa, Portugália Editora, 2000. Organização, recolha de textos e de ilustrações por Laura Castro. Coordenação de José da Cruz Santos. De 29,5x21 cm.; com 320-XIII págs. Profusamente ilustrado a preto e a cores.
Br. € 50,00

Primeira edição, desta magnífica fotobiografia do fundador da Portugália, o industrial e mecenas Agostinho Fernandes. "Nascido pobre, numa aldeia algarvia, edificou o maior império conserveiro português, reuniu uma colecção de seis mil obras de arte, criou a Portugália Editora em 1942 e fundou a produtora Cinelândia.

Obra que reúne longos depoimentos de Luís Amaro, Urbano Tavares Rodrigues, José Augusto França e Alfredo Margarido, além de várias dezenas de outros testemunhos, entre os quais se contam os dos escritores Eugénio de Andrade e Alçada Baptista e os dos pintores Júlio Resende e Júlio Pomar. A pouca correspondência que sobreviveu inclui cartas trocadas com Jaime Brasil, Aquilino ou Almada Negreiros. Joaquim Agostinho Fernandes nasceu em 1886 na aldeia algarvia da Mexilhoeira Grande..." (daqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário