10/07/23

José Mattoso (1933-2023)


Um dos principais nomes da historiografia portuguesa, e especialista em História Medieval Portuguesa, morreu este sábado, aos 90 anos.
José Mattoso deixa uma obra singular, com dezenas de títulos publicados.



4 comentários:

  1. O profundo significado da doação (1997) da valiosa Biblioteca do saudoso Prof. JOSÉ MATTOSO, um espólio que ultrapassa os dez mil títulos, ao dinâmico Campo Arqueológico de Mértola, constitui, para além de tudo o mais - inclusive, da reconhecida qualidade historiográfica das suas múltiplas Obras -, uma razão especialíssima para a nossa singela e, sobretudo, justa e merecida Homenagem ao Autor do extraordinário Ensaio "IDENTIFICAÇÃO DE UM PAÍS"... Honra à memória de JOSÉ MATTOSO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de louvar, sem dúvida, tal atitude tão nobre.
      Foi um espólio de grande interesse, principalmente histórico, que ficou disponível a quem dele desejar usufruir. Ficando o nome de José Mattoso sempre associado a tal espólio e doação!

      Eliminar
  2. Assim fizessem todos, doar o seu espólio para que todos a ele tivessem acesso.
    Boa tarde, Cláudia!🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de não conhecer o acervo da biblioteca pessoal de José Mattoso, estou certa de que se a decisão fosse vender a totalidade ou parte desta, José Mattoso não teria dificuldade e que receberia um bom montante em dinheiro.
      Ele estaria consciente disto; mas mesmo assim, outros valores falaram mais alto.
      Boa tarde, Maria! E, cuidado com o calor! 🌞🌡

      Eliminar