21/03/24

 Como se faz o poema


6 comentários:

  1. Lindo!
    Parece fácil, mas não é...
    Bom Dia da Poesia!
    Um abraço🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu que o diga, que não consigo fazer uma simples quadra... 🤣😂
      Feliz Dia da Poesia, Maria!🌼

      Eliminar
  2. Então é como eu, Claudia! Costumo dizer que ainda bem, senão ainda me podia dar para publicar uma versalhada...
    Uma muito boa escolha, assim como todos os livros que escolheu para hoje aqui postar.
    Feliz dia da poesia! 🌳

    ResponderEliminar
  3. A propósito, é bom recordarmos "O modelo francês", título (aliás, muito significativo) da excelente crónica que, em 2022, quando assinalava meio século de actividade literária, NUNO JÚDICE publicou no indispensável "JL"; um texto no qual o saudoso Poeta, que foi também conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em Paris e director do Instituto Camões na inolvidável "Ville Lumière", reconhece a especial relevância da Cultura francófona:

    "(...) Se a isto acrescentarmos a presença de ensaístas, de biógrafos, de historiadores, em que a qualidade da escrita não impede o rigor da investigação ou da análise, podemos compreender o motivo porque ainda há suplementos exclusivamente literários, como os dos jornais 'Le Monde' e 'Le Figaro', ou uma revista como 'Lire/Magazine littéraire', que ainda tem na literatura o seu eixo central, para referir apenas exemplos de entre vários outros. Continuo, por isso, a olhar para a França cultural com a curiosidade e o interesse de sempre."

    De facto, numa memorável entrevista (concedida, no mesmo ano, ao "DN"), o Autor do criterioso volume antológico "50 Anos de Poesia" confessava que a própria Capital portuguesa tinha "uma rival" " : "Eu faço parte de uma geração para a qual Paris era o centro do Mundo!"

    Um Bom Dia da POESIA para todo(a)s!!!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezado Fernando Firmino,
      A cultura francesa é riquíssima! Magníficos escritores, pintores, cantores... Magníficas livrarias. Fabulosos monumentos; cafés. E o cinema/actores? A própria língua...
      Continuação de um bom Dia da Poesia!!

      Eliminar