04/03/24

A Livraria ULMEIRO reabre hoje portas
     

A reabertura da histórica Livraria Ulmeiro acontece hoje, num novo espaço disponibilizado pela Junta de Freguesia de Benfica, para acolher a Ulmeiro, assim como outros serviços de interesse cultural da Junta de Freguesia.
Aquela que foi a única livraria de Benfica, e um espaço histórico da literatura e da cultura durante décadas, vai agora renascer no n.º 19 B da Avenida do Uruguai. Um outro local, mas na mesma avenida em que abriu portas há mais de 50 anos.
O espaço contará com uma galeria de arte e atividades culturais.

A Ulmeiro, que começou em 1969 enquanto livraria-distribuidora, foi um espaço emblemático no intercâmbio de livros e ideias alternativas, revelando novos escritores latino-americanos, teóricos revolucionários diversos, poetas de correntes inovadoras (beat generation, grupo Árvore, poesia experimental, poesia angolana, etc.) e muitos autores portugueses e outros das mais variadas áreas, dos clássicos aos novíssimos, do cancioneiro à filosofia, além duma mão cheia de talentosos ilustradores e caricaturistas (Ana Leão, António Ole, António Pimentel, Carmen, Cristina Reis, Hugo Beja, João Abel Manta, João Carlos Albernaz, José Rodrigues, Lídia Martinez, Lud, Mário Botas, Vasco, Wanda Ramos, etc.). Surgida em pleno marcelismo, integrou uma constelação de cooperativas, livrarias, editoras e grupos político-culturais que afrontou a ditadura e o colonialismo portugueses e se alimentou de imaginários da resistência e da contracultura. Foi depois também editora, galeria, papelaria e discoteca. (Ler mais)


Com um agradecimento ao amigo Fernando Firmino pela partilha.

2 comentários:

  1. Já sabia que a Ulmeiro ia reabrir, vi há tempos uma reportagem na tv.
    Fui lá algumas vezes nos anos 70 pois tinha amigos que moravam no mesmo prédio.
    Nunca esquecerei a primeira vez que desci até à cave e deparei com aquela montanha de livros e um gato 🐈 passeando ou dormindo no meio deles.
    José Ribeiro encontrava sempre (no meio de toda aquela confusão) o livro que procurávamos.
    Obrigada por esta boa notícia, Cláudia.
    Boa tarde! 📚

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,
      Não cheguei a conhecer o anterior espaço da Ulmeiro.
      Apenas conheço algumas das edições enquanto editora.
      Têm sido tantas as livrarias a encerrar, que sempre que uma abre ou reabre, é motivo para ficarmos felizes.
      Que tenha muito êxito, é o que desejo.
      Um abraço, Maria! 🌼

      Eliminar