14/08/14

Poppe, Manuel - Pedro I - teatro. Lisboa, Editorial Teorema, 2007. Revisão: Manuel Poppe. Capa: Fernando Mateus. In-8.º; de 101-II págs. Br. € 7,50

Colecção «Gabinete de Curiosidades», 39.

Exemplar estimado.

"Quem foi o Rei Pedro I? Um justiceiro? Um violento? Um apaixonado? Um romântico cavaleiro da Távola Redonda? Ou, apenas, um homem inconsolável, para sempre ligado à mítica Inês de Castro? O povo amou-o como nunca mais amaria nenhum outro Rei. A aristocracia temeu-o. A Igreja procurou evitar a sua ira. Enquanto Príncipe, foi um joguete nas mãos do pai, Afonso IV. Escolheu-lhe as mulheres, mandou que lhe matassem a amante, Inês. O príncipe revoltou-se, rendeu-se, aceitou. Mas, quando subiu ao trono a vingança foi terrível. E a sede de justiça, insaciável. A arraia miúda seguiu-o, sempre: comeu, bebeu e dançou com o seu Rei. E, dentre os simples, que o idolatraram e choraram, escolheu Teresa Lourença, a mulher que lhe deu o filho preferido: o Mestre de Avis, futuro João I. A sua vida foi uma tragédia e uma epopeia. A capa do mistério caiu, para sempre, sobre ele. Quem era, na verdade, Pedro I?"

4 comentários:

  1. Gostei imenso de ler este livro!

    Como todos os que já li de Manuel Poppe!

    Bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  2. Eu também, Isabel.

    Não sei se foram representados... caso tenham sido, adoraria ter visto. Como gostei imenso de assistir à representação da A Acácia Vermelha, aqui no Porto!

    Um beijinho.:))

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito de o ler.
    Beijinhos.:))

    ResponderEliminar
  4. Ana,
    É uma excelente peça; também gostei muito.

    Um beijinho.:)

    ResponderEliminar