28/01/26

António Chainho (1938-2026)

O Mestre da guitarra portuguesa, António Chainho, morreu ontem, 
no dia em que completava 88 anos.

4 comentários:

  1. Um excelentíssimo Músico!

    Com um título simples, mas muito sugestivo, o CD "Guitarra Portuguesa" (Movieplay, 1998) constitui um bom exemplo do percurso artístico, do elevado nível técnico e, sobretudo, do enorme talento do saudoso Mestre ANTÓNIO CHAINHO, que ontem nos deixou.

    Honra à sua memória!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando Firmino,
      É um prazer ouvir António Chainho e porque não lembrar um outro grande mestre da guitarra portuguesa - Carlos Paredes!
      São eternos!

      Eliminar
  2. Podemos (e devemos), de facto, "prolongar" o recente centenário de Carlos PAREDES (Coimbra, 16.2.1925- Lisboa, 23.7.2004), ouvindo os singulares e "eternos" contributos do genial Músico!

    Devo reconhecer que tenho, apenas, três simbólicos CDs do Mestre, exemplos que, no entanto, demonstram a "força" da sua extraordinária criatividade: Compilação "O Melhor de Carlos PAREDES" (EMI-VC. 1998), "Manuel ALEGRE com Carlos PAREDES" (VC, 1974) e "Manuel ALEGRE, Uma Colectânea de Canções" (um álbum de 2004, cuja edição, muito especial, contou com o apoio significativo da SPA).

    Não posso deixar de enfatizar o especialíssimo carácter simbólico do "acompanhamento" da GUITARRA Portuguesa de PAREDES, "complementar" da própria voz, inconfundível, de ALEGRE, Autor do Poema (particularmente emblemático) "É PRECISO UM PAÍS": "(...) É preciso voltar a ter uma raiz/ um chão para lavrar/ um chão para florir./ É preciso um país. (...)" [In, Manuel ALEGRE, "PAÍS DE ABRI, Uma Antologia" (Dom Quixote, 2014, p. 39).]

    Parafraseando as justíssimas palavras de José NIZA, o referido CD "é um disco histórico, único, irrepetível: a guitarra mágica de Paredes, improvisando sob a voz do Poeta, confere aos poemas um clima musical raramente atingido em gravações dos melhores 'diseurs' ".

    Oiçamos, então, o tão peculiar "fundo" musical de Carlos PAREDES, que acompanha em disco a voz única do admirável Poeta de "AS MÃOS"!!!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de ouvir o poema que refere - "No Meu país...", do álbum "É preciso um país". A voz de Manuel Alegre magistralmente acompanhada à guitarra por Carlos Paredes.
      Muito bom!

      Eliminar