Viagens de Luís de Cadamosto e de Pedro de Sintra – Lisboa, Academia Portuguesa de História, 1988. De 26x20 cm.; com XVII-208 págs. Ilustrado.
Br. € 27,50
Edição comemorativa do V Centenário do Descobrimento da Guiné, elaborada e publicada a expensas do Ministério das Colónias.
Estimado.
Alvise de Cadamosto foi um navegador veneziano que realizou algumas viagens ao serviço do Infante D. Henrique. São conhecidas diversas variantes do seu nome: Aluise da Cha Damosto, Alvise da Ca'da Mosto, Aluixe da Mosto ou ainda a forma aportuguesada Luís de Cadamosto. Podemos dizer que o seu nome próprio seria Alvise, ou alguma das variantes apresentadas, significando o seu apelido “da Casa de Mosto”.
Pedro de Sintra - Apesar de ser bem conhecida a sua importância no campo das navegações portuguesas do século XV, das origens de Pedro de Sintra, como de muitos outros navegadores do seu tempo, pouco sabemos. João Martins da Silva Marques e Alberto Iria defenderam a possibilidade de este navegador ser filho de Gonçalo de Sintra, descrito por Zurara como tendo sido «moço de estribeyra» e mais tarde escudeiro do Infante D. Henrique, e que, ao seu serviço, juntamente com Dinis Dias, terá descoberto o Cabo Branco e a ilha de Arguim, vindo a falecer em 1444 na ilha de Naar ou de Tíder. Deste modo, e segundo estes autores, Pedro de Sintra seria provavelmente natural de Lagos, tendo continuado a servir D. Henrique nas suas viagens de descobrimento após a morte de seu pai. (ler mais)
Sem comentários:
Enviar um comentário