23/01/21

Viana, Mário - Foros de Castelo Melhor - Contributos para o estudo da normativa municipal. Ponta Delgada, Centro de Estudos Humanísticos, 2020. De 23x16 cm.; com 208-VII págs. 
Br. € 15,00

Exemplar estimado.    

"Um dos traços mais distintivos da historiografia portuguesa é o seu pendor institucionalista. Porém, se para os períodos moderno e contemporâneo a produção recente tem confirmado sobejamente esse pendor, já para o período medieval, ao invés, produziu-se um hiato entre gerações recentes de medievalistas e as gerações de Alexandre Herculano, Henrique da Gama Barros, Paulo Merêa ou Marcello Caetano, privilegiando-se sobretudo as questões económicas, sociais e culturais. Este hiato é sobremaneira visível no que toca a dois dos monumentos documentais mais importantes da Idade Média portuguesa, os foros ou costumes e os forais, cujo estudo se tem revelado acidentado.
O presente livro procura contribuir para preencher o referido hiato, estudando, do ponto de vista da história das instituições jurídicas e da história económica e social, por um lado, os foros de Castelo Melhor, pertencentes, em conjunto com os foros de Castelo Rodrigo, Castelo Bom e Alfaiates, à região fronteiriça de Ribacoa, e por outro, um grupo de forais de além Douro, relativos à região encabeçada por Panóias e Aguiar de Pena." (p. 11)

Sem comentários:

Enviar um comentário