28/02/20

Capek, Karel - A Guerra das Salamandras - Lisboa, Editorial Caminho, 1979. Tradução da edição francesa de Mário de Sousa. In-8.º; de 253-III págs. Capa e arranjo gráfico de José Araújo. 
Br. € 5,00


Colecção «Mamute», 2. 
Estimado, mas apresenta uma assinatura de posse. 


"A sátira foi a arma usada por Capek para olhar para a sociedade em que vivia e lançar alertas sobre a Alemanha comandada por um chefe louco
Imagine o leitor que algures numa ilha dos Mares do Sul se descobria uma nova espécie de ser inteligente - salamandras grandes, quase do tamanho de homens, com uma queda especial para usar ferramentas e para estabelecer comunicação connosco. E imagine o leitor que a certa altura as salamandras aprendem a falar - aprendem a ler o jornal, a ler os anúncios. Seria como descobrir extraterrestres aqui mesmo, no nosso velho planeta. O que faríamos então com elas? Ora, pô-las-íamos a trabalhar, pois então!
É essa a ideia de partida de "A Guerra das Salamandras", do autor checo Karel Capek. O livro foi escrito em 1936, quando o avanço do nazismo e do comunismo na Europa já era bem mais do que um espectro." (daqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário