29/11/19


Llansol Maria Gabriela - SINTRA em passo de pensamento - Sintra, Feitoria dos Livros Editora, 2019. Prefácio de João Barrento. In-8.º; de 79-IV págs. Ilustrado.
Br. € 14,70

Colecção «Literatura & Viagens»
Novidade.

NOTA: Todos os textos de Maria Gabriela Llansol incluídos neste volume são inéditos, provenientes de cadernos manuscritos, dossiers dactiloscritos, agendas e papéis avulsos do seu espólio. (p. 13) 

De regresso ao «país português» após vinte anos de exílio na Bélgica, Maria Gabriela Llansol parece a princípio sentir-se perdida no seu novo-velho habitat, que lhe surge «como um dado esbatido a decifrar». Estamos em 1985, a princípio, por poucos meses apenas, no Mucifal, depois em Colares, nessa primeira verdadeira casa-abrigo que recebe o nome basco de «Toki Alai», lugar onde, como nas casas da Bélgica, «se faziam ouvir os primórdios do que estava para ser». E muito foi o que nasceu nos espaços de Sintra, que o olhar de quem os escreve, no seu «passo de pensamento», transforma em verdadeiros lugares – não cenários ou objectos de descrição, mas pretextos de visões e vislumbres, de gestação de figuras e de escrita livre. (do prefácio)

Sem comentários:

Enviar um comentário