11/10/19

Em Castelo de Vide...


Nota para a imprensa sobre “O CICLO DA “PRESENÇA” NO ALTO ALENTEJO” em 2019

Vai realizar-se em Castelo de Vide nos próximos dias 18 a 20 de Outubro, o encontro deste ano da Associação Ciclo da presença no Alto Alentejo, conforme o cartaz anexo.
Os seus organizadores - tendo como pretexto o facto de três presencistas, José Régio, Branquinho da Fonseca e Francisco Bugalho, terem ali vivido e convivido - relembrando o que foi o movimento da presença de tão significativa importância cultural na primeira metade do Século XX, inspirando-se no seu exemplo e conteúdos, pretendem criar um movimento inovador contemporâneo, promovendo eventos nas áreas da Literatura, Artes e Música relacionando-os com a Ciência, a conservação da natureza e o desenvolvimento sustentável do Parque Natural da Serra de São Mamede e das regiões interiores fronteiriças.
Um tal movimento contribuirá para dinamizar iniciativas culturais que envolvam a juventude local e atraiam um turismo cultural, assentes no conhecimento e na colaboração das Universidades nacionais ou internacionais que, em simultâneo, reflita os seus resultados nos públicos, no ensino e nas escolas para, a partir desta região, se projectar no exterior. Será assim um pólo de desenvolvimento destas regiões do interior e um exemplo replicável noutras áreas de características similares. Os seus promotores pretendem assegurar a continuidade do projecto e garantir a sua interligação com experiências de semelhante cariz.
Em 2019, para além de um extenso programa sobre Régio organizado pela Câmara Municipal de Portalegre o qual se expandirá durante 2020, decorrerá também em Castelo de Vide o encontro acima referido cujo programa é detalhado no cartaz. Estão em preparação guiões de diversas acções para 2020 e 2021, a anunciar oportunamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário