02/05/19

Lopes, Joaquim - Silva Porto – S/l, 1955. In-8.º; de 15-I págs. Enriquecido com 5 ilustrações a p. b.
Br. € 15,00

Separata da Revista “Ocidente” - volume XLIX – 1955. Exemplar estimado. 

António Carvalho da Silva nasceu na freguesia da Sé do Porto a 11 de Novembro de 1850. 
A família Carvalho da Silva vivia no mais antigo bairro da cidade. Primeiro, na Rua da Ponte Nova e, depois, na Rua de Santo António do Penedo, locais onde o reservado jovem - segundo o definem os seus biógrafos - seguiu as orientações educativas e morais do progenitor.
Diz-se que por causa do seu bairrismo, de moto próprio terá adoptado o apelido "Porto". Depois de terminado o ensino primário, Silva Porto ingressou na Escola Industrial. O director desta escola, Guilherme Correia, ao reconhecer o seu talento apresentou-o ao irmão, João António Correia, futuro professor do aspirante a artista.

Em 1865, matriculou-se na Academia Portuense de Belas Artes, instituição onde frequentou vários cursos, sempre com excelente aproveitamento (obteve dezoito valores a Escultura e Pintura Histórica e vinte a Arquitectura) e foi discípulo dos pintores João Correia e Thadeo d' Almeida Furtado. Em 1869, participou na X Exposição Trienal da Academia Portuense de Belas Artes.

Aos vinte e três anos de idade inscreveu-se no Concurso de Pintura de Paisagem para o Pensionato em Paris, sendo aprovado por unanimidade em Agosto de 1873, na sequência da desistência do candidato Artur Loureiro. (ler mais)

Sem comentários:

Enviar um comentário