06/06/18

Bernachina, Paulo - Gabinete Transnatural de Domingos Vandelli - Maia, Editora Artez, 2008. Edição de... In-8.º; de 199-V págs. Profusamente ilustrado a preto e a cores.
Br. € 17,50

Exemplar estimado.
Edição bilingue: português-inglês. 

 O presente livro "centra-se na figura de Domingos Vandelli, o médico naturalista italiano que preparou e executou a reforma iluminista dos Estudos da Universidade de Coimbra (UC), onde fundou o "Laboratório Chimico" e o Gabinete de História Natural.
Com "um papel central" no pensamento iluminista português, Vandelli "colaborou apaixonadamente" na criação dos Jardins Botânicos da UC e da Ajuda, em Lisboa, e envolveu-se também na génese da Academia Real das Ciências, onde se destacou na Série de Memórias Económicas, "uma obra pioneira" no conhecimento dos recursos naturais do território português e do império ultramarino.
Vandelli foi precursor das "Viagens Philosophicas" às colónias portuguesas de então, realizadas por naturalistas luso-brasileiros, e da "Expedição Philosophica pelas Capitanias do Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuyabá". (daqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário