16/07/15

Mário Cláudio ganha Grande Prémio APE

Trinta anos depois de Amadeo, Mário Cláudio volta a ganhar o maior prémio da APE com um romance sobre a relação entre Da Vinci e um jovem aprendiz.
“Estou muito grato, mas olho para este prémio com a relatividade que a idade me dá. Os prémios são muito relativos no que se refere à qualidade de uma obra”, referiu Mário Cláudio ao PÚBLICO pouco depois de saber que ganhara o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação de Escritores (APE) com o romance Retrato de Rapaz, segundo livro de uma trilogia que se iniciou com Boa Noite, Senhor Soares e que terminou com O Fotógrafo e a Rapariga.
É a segunda vez que Mário Cláudio, Prémio Pessoa em 2004, vence o maior prémio atribuído a um romance pela APE. A primeira aconteceu em 1984, com a biografia ficcionada do pintor Amadeo Souza-Cardoso. Em Retrato de Rapaz (2014), o escritor fala da relação entre Leonardo Da Vinci e um jovem discípulo. “É um dos três ‘episódios’ da trilogia que dediquei às relações afectivas entre pessoas com idades muito distanciadas”, continuou Mário Cláudio, declarando-se feliz, mas já com a cabeça noutros projectos. Terminou uma autobiografia e está a preparar outro romance, onde volta a pegar numa personagem real para a transformar em objecto literário. “Agrada-me colocar pessoas reais com personagens fictícias, fazer na escrita um pouco o que Hugo Pratt fez genialmente com Corto Maltese”. (daqui)

2 comentários:

  1. Li nas notícias e o livro desperta-me bastante a curiosidade.
    Beijinho.:))

    ResponderEliminar
  2. Ana, também fiquei curiosa em relação ao livro.
    Um beijinho.:))

    ResponderEliminar