27/10/13

Colóquio: TEATRO EXPERIMENTAL DO PORTO (1953-2013): A VITALIDADE DO TEATRO POPULAR

Nos próximos dias 29 e 30 de Outubro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e na Fundação Eng. António de Almeida, respectivamente, vai-se reflectir sobre o significado dos 60 anos de espectáculos do TEP, idade nunca atingida por qualquer companhia profissional no nosso País.

No primeiro dia, na FLUP, na Sala 201, teremos intervenções de académicos que se têm debruçado sobre o nosso historial, em quatro painéis, que decorrerão ao longo da manhã e da tarde. Ao final da tarde, será lançado o primeiro volume de uma nova colecção de peças de teatro, "Teatro não é Literatura", com a edição de JÁ PASSARAM QUANTOS ANOS, PERGUNTOU ELE, E OUTROS TEXTOS, de Rui Pina Coelho.

No segundo dia, na FEAA, decorrerão duas Mesas Redondas, uma sobre O TEP E A ENCENAÇÃO, e outra sobre O TEP E AS ARTES VISUAIS, com participação de encenadores, cenógrafos e figurinistas que têm cruzado os seus itinerários com o nosso. Entre as duas Mesas Redondas, será homenageado o Doutor Fernando Aguiar-Branco, Presidente da Fundação Eng. António de Almeida, recentemente nomeado Sócio Honorário do CCT/TEP. Ao final da tarde, será feita nova apresentação do filme-documentário VIDAL VALENTE, QUANTO IMPORTA SER LEAL, de Gonçalo Amorim e Maria Joana Figueiredo, estreado no passado dia 18 de Junho, data do aniversário do Teatro Experimental do Porto.

Este Colóquio é organizado pelo CCT/TEP e Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

As intervenções e comunicações apresentadas serão objecto de publicação em livro, numa edição da Fundação Eng. António se Almeida.

Sem comentários:

Enviar um comentário