Esteves (Irineu Villas-Bôas) - Enigmística - Rio de Janeiro, 1954. Com pareceres de João Evangelista Alves de Sousa, Oscar Manoel da Costa e Leandro José da Costa Júnior.
De 24,3x16,7 cm.; com 515-I págs. Ilustrado. Apresenta o retrato do autor.
Br. € 45,00
Tratado que ensina a produzir e decifrar tôdas as modalidades de problemas, desde o aparecimento das adivinhas até ao enigmismo acadêmico da atualidade. Contém, ainda, a história enigmística de diversos países. Histórico e evolução dos problemas de Palavras Cruzadas, desde a sua introdução no Brasil.
Exemplar de oferta do autor - "Ueniri", a "Ordisi" - Isidro António Gaio, por ter sido o vencedor da totalidade na secção "Engenho de Sansão" - 5.º Torneio, Setembro, 1955, de "Brasil Enigmista."
Posteriormente, "Ordisi" ofereceu o exemplar a "Mentarfa" (Manuel Mendes Tarrafa), figura ilustre de Oliveira de Azeméis, e também ele charadista e escritor português.
"Ordisi" - Isidro António Gaio (1903-1963), natural de Vila de Rei. Militar e Charadista. No charadismo era conhecido como Ordisi, anagrama do seu nome. Foi Director da revista O Charadista e foi colaborador dos principais Almanaques e revistas de charadas portuguesas e brasileiras. (Ler mais) Invulgar.